ANÚNCIOS DE CIGARROS – DÁ PARA CONFIAR NA ÁGUIA?

Dá para confiar naquele que quer te matar? Isso ocorre com a propaganda. Vou discorrer aqui sobre as propagandas de cigarros do passado, mas o alerta vale para qualquer produto.

Análise de comerciais de cigarros ocorridas entre 1920 e 1950 são um belo exemplo de que o lucro está cima de qualquer padrão ético ou moral. Então vejamos:
“Sem eles como seria o Natal”, pergunta o Papai Noel carregando um maço gigante de cigarros da marca Murad. Outro Papai Noel fumante recomenda Lucky Strike: “Luckies pegam leve na minha garganta. O processo exclusivo é a proteção para a sua garganta contra a irritação e a tosse.

A mostra PROPAGANDA DE CIGARROS – COMO A INDÚSTRIA DE FUMO ENGANOU AS PESSOAS foi apresentada no Rio e em São Paulo, na Livraria Cultura. Foram 63 cartazes selecionados pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, da Universidade de Stanford, nos EUA. A exposição foi organizada pela agência de publicidade Novas S/B com apoio do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Nos cartazes a indústria de tabaco usava o prestígio de atletas, cantores e estrelas de Hollywood. Alguns traziam imagens de bebês: “Nossa, mamãe, você gosta mesmo do seu Marlboro. Sim, você nunca sente que fumou demais. Esse é o milagre de Marlboro."

 Ronald Regan e James Stewart preferiam a marca Chesterfield. Já John Wayne indicava Camel: “Os papeis que eu represento não são nada fáceis para a minha voz. Não posso me arriscar com uma irritação na garganta. Então eu fumo Camel, eles são suaves."

 Um anúncio do Cigares de Joy fecha a exposição: “Alívio imediato em caso de asma, bronquite, gripe e falta de ar.”


A amostra foi importante para que as pessoas entendam o papel da indústria do tabaco, que usava qualquer argumento para vender mais. Eles já sabiam a muito tempo que o cigarro leva à dependência e mata, mas tentaram passar uma imagem como se fosse uma coisa natural, saudável.
Até hoje tentam fazer isso por meio da Internet, com festas para jovens porque sabem que a propaganda é a alma do negócio e que 90% das pessoas começam a fumar na adolescência.

E quanto aos demais produtos  que nos são empurrados sob os mais diversos argumentos? Light, diet, rico em fibras, omega 3, etc, etc. Vale a pena parar para um Momento de Reflexão sobre o tema.
Bernardo