POR QUE GAROTOS PASSAM O DIA FOTOGRAFANDO A SÍ MESMOS?


 
Podemos pensar que algumas modas e tendências que atualmente se apoderam das redes sociais são algo novo e próprio de nossos dias. Mas sem dúvida é certo que muitas das condutas que hoje nos parecem modernas já tinham seu eco em tempos passados. Por exemplo a moda de fotografar a si mesmo que abarrota os perfis do facebook e twitter não é mais que a natural inclinação do ser humano de ver a si mesmo.

Desde o reflexo na água de algum lago, até o descobrimento do espelho, passando pelos auto-retratos de todas as épocas e autores o ser humano sempre gostou de contemplar-se para comprovar que aspecto tem...e com a invenção da fotografia então...

Um exemplo antigo de “selfie” fotográfico podemos encontrar na página da web do Museu da cidade de Nova York e data de quase um século.
 

Em dezembro de 1920, os fotógrafos da Byron Company de Nova York subiram no telhado do Marceau Studio com uma câmara e fizeram umas fotos. O resultado é o mesmo dos “selfies” de hoje em dia se imaginarmos o salto de cem anos em que aquela aparatosa câmara foi trocada por um moderno iPhone.

Portanto, na hora de criticar a garotada que passa o tempo todo tirando fotos de si mesmo e com seu grupo de amigos lembre-se que essa é a natureza humana desde tempos imemoriais.

Um comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

Mas é claro! E eu não tinha pensado nisso, Bernardo. Falamos como se fosse coisa nova, das redes sociais... ou mais um dos tantos vícios do nosso mundo moderno.
Gostei da matéria.

Um abraço!