MAR DE GELO DA ANTARTICA BATE RECORDE MÁXIMO E ISSO NÃO É BOM.



Pelo terceiro ano consecutivo, o gelo do mar em torno da Antartica estabeleceu um novo recorde. Sua extensão é a maior agora desde que as observações começaram no final dos anos 70, e os cientistas dizem que esse crescimento é em grande parte resultado da mudança climática.
O mar de gelo da Antártida derrete durante a primeira parte do ano, mas normalmente retorna novamente em setembro. A extensão de gelo quebrou o recorde no ano passado de acordo com um relatório da revista New Scientist. É a mais recente evidência de uma tendência pequena, mas significativa de crescimento de cerca de 1,5 por cento por década.
Mas antes que alguém comemore a morte do aquecimento global, note que o gelo em expansão não é necessariamente uma boa coisa. Na verdade, pode ser um sintoma de que o mundo está esquentando. A maior extensão do gelo no mar pode ser causado por mais derretimento de gelo, dizem pesquisadores da NOAA: "Suspeitamos que o aumento da presença de icebergs quebrados de plataformas de gelo e glaciares dentro do pacote de gelo marinho da Antártida é um dos principais contribuintes para uma tendência temporária, mas crescente de aumento no extensão de gelo marinho da Antártida.
New Scientist acrescenta outra razão possível:
O derretimento do gelo no continente antártico também pode ser responsável pelo aumento de mais gelo no mar, despejando água doce facilmente congelável para o oceano, diz Nerilie Abram, da Universidade Nacional Australiana, em Canberra.
O gelo do mar não é susceptível de continuar expandindo para sempre. Partes do continente estão se aquecendo em um ritmo impensável; ao longo do último meio século, os invernos, a oeste da Península Antártica ficaram mais quentes em 5,8 graus Celsius, essa é taxa de aquecimento conhecido mais rápida do globo. Por causa de mais gases de efeito estufa e uma perda de ozônio estratosférico (mesmo que este "buraco de ozônio" poderia curar em poucas décadas), a Antártica deve perder um quarto de sua extensão de gelo marinho e um terço de seu volume até 2100, de acordo com a  Austrália Antarctic Climate & Ecosystems Cooperative Research Center.
Que impacto tem isso sobre o clima? Bem, considere que a água do mar congelada desempenha um grande papel em desviar o calor solar: o gelo desvia mais de 80 por cento da radiação do sol, a água aberta apenas 7 por cento. O gelo do mar também isola o oceano de contato com o ar aquecido. Com menos dele por aí, é fácil ver como o processo de aquecimento atmosférico pode tornar-se amplificado, fundindo quantidades cada vez maiores de gelo.
O gelo do mar também  tem um papel na sobrevivência de muitas espécies de animais. Ele comporta o  krill, um componente-chave na dieta de várias espécies de baleias. O gelo também fornece habitats para a vida selvagem da Antártica e área de acasalamento para focas e pingüins imperador. E em uma reviravolta que pode vir como uma surpresa para as pessoas que vêem o continente como desprovido de material verde: o gelo funciona como uma superfície crescente de grandes quantidades de algas. Alga é tanto um promotor de seqüestro de carbono, morto ele arrasta carbono até o fundo do mar - e um componente  importante na cadeia alimentar do oceano. Escreve o Centro de Pesquisa Cooperativa:
A diminuição do gelo no mar vai resultar na redução da produção de algas com uma redução no tempo de primavera, com potencialmente dramático fluxo sobre os efeitos para as cadeias alimentares e estrutura dos ecossistemas marinhos. Isso pode incluir mudanças na distribuição de espécies e interações da cadeia alimentar.

Nenhum comentário: