O ESCANDALO DO DESPERDICIO MUNDIAL DE ALIMENTOS


 

O sistema econômico mundial, cujo objetivo principal é a produção massiva de produtos, independentemente de seu uso, leva, no caso particular dos alimentos a um terrível paradoxo, embora mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, sem duvida se desperdiça, em média, em torno de 25 a 30% da produção mundial de alimentos.

Assim, por exemplo, na Europa se desperdiça centenas de quilos de comida por habitante ao ano, devido a inúmeros fatores: sobras de comida em residências e restaurantes, mal conservação ou mal armazenamento dos alimentos, produtos com validade vencida, etc. Ainda que em todos os paises europeus se produza este fenômeno, o recorde de ineficiência alimentícia alcança  seu máximo na Holanda com 54l Kg por habitante/ano seguida da Bélgica com 341 kg por habitante/ano, na Inglaterra 256, na Polônia 247, França e Espanha 136 Kg e por aí vai em todos os países europeus. Como não poderia deixar de ser, fora da Europa os EEUU lideram com mais de 1.000 kg/habitante/ano.

No Brasil, embora não tenha encontrado dados que dessem a quantidade média de Kg desperdiçado por habitante/ano, sabe-se com segurança que o desperdício esbarra nos 25 a 30% que é a média mundial.

Sem sombra de dúvidas o solo brasileiro é um dos maiores produtores de alimentos do mundo! Mas, infelizmente, apesar de toda essa riqueza, grande parte de todo o alimento acaba indo para o lixo. Cerca de 30% de tudo o que é produzido aqui é desperdiçado! Isso acaba contribuindo para o relatório anual da FAO, que contabilizou que um terço de todo o alimento produzido no mundo foi desperdiçado no ano de 2011.

O desperdício de alimento não acontece só quando o consumidor deixa a comida no prato. Esse problema pode começar logo na produção dos alimentos onde cerca de 10% do plantio
acaba sendo desperdiçado pelo mau manuseio ou uso de agrotóxicos na alimentação. Depois, quase metade dessa produção acaba indo para o lixo devido à má conservação de armazenamento e transporte. Quando chega para as grandes centrais de abastecimentos muita comida vai para o lixo pela má distribuição! Alias, quem já foi num fim de feira no domingo de manhã e não viu uma grande quantidade de alimentos jogados no lixo, até mesmo nas ruas? Daí, quando chega ao prato do consumidor, eles fazem questão de jogar de 10 a 20% do que deveriam consumir.

Essa quantidade de alimento desperdiçado aqui no Brasil daria para alimentar mais de 54.000.000 milhões de pessoas por dia!  Esse problema acaba sendo refletindo socialmente, financeiramente e ambientalmente, alarmando a necessidade de uma política pública para combater o desperdício de alimento.

Os alimentos mais desperdiçados no Brasil são as frutas, as hortaliças, as raízes e os tubérculos. 
 
Essa quantidade enorme jogada fora nos faz pensar que é em SP ou RJ, mas é em Manaus.
 

 

Nenhum comentário: