AS MELHORES IMAGENS DE MARTE



CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

CAPA DE GELO MARCIANA
Em 2010 a Mars Global Surveyor da NASA fez está imagem da capa de gelo de Marte, que mede uns 1.000 Km. Formada de dióxido de carbono congelado. As ondulações são muito profundas com vales cobertos de sombras.




REDEMOINHO
Foto tomada pelo rover Opportunity em março de 2016. A NavCam capturou ao fundo um redemoinho de pó que são muito freqüentes na superfície de Marte.



CRATERA DE IMPACTO RECENTE
Foto de junho de 2015 mostra uma recente cratera de impacto. Imagem obtida pela câmara de bordo do Mars Reconnaissance Orbiter.  Pode ser visto arestas e sulcos esculpidos pelo impacto.



INTERIOR DA CRATERA GALE
Esta imagem tem uma semelhança incrível com algumas regiões da Terra. O rover Curiosity a obteve das dunas escuras e móveis de Bagnold a partir do interior da cratera Galé em setembro de 2015.



SOMBRAS NA CRATERA ENDEAVOUR
Esta cratera de impacto tem um diâmetro aproximado de 22 Km. Foto tomada pelo Opportunity em março de 2012.



A PRIMEIRA DUNA DE AREIA.
Primeira duna de areia estudada por Curiosity, novembro de 2015, em que se vê as dunas próximas a Aeolis Mons (o pico central da cratera Gale). Semelhante aos desertos terrestres, estão mudando constantemente de lugar devido aos fortes ventos e podem se mover até um metro por ano terrestre.



O SELF DO CURIOSITY
Nem os rovers resistem aos selfies. Este é de janeiro de 2016. O braço do Rovers não está visível porque, na realidade, esta foto é produto da combinação de 57 outras fotos.



VISÃO GERAL DOS VALES MARCIANOS
Esta imagem é uma combinação de 102 fotos de todo o planeta realizadas pela sonda Viking Orbiter Em junho de 2015. O centro do cenário são os Valles Marineris, o gigantesco sistema de vales que cobrem mais de 2.000 km de profundidade. É tão impressionante que chega a cobrir um quarto da circunferência equatorial do planeta.

Nenhum comentário: