EXOMARS - DOIS DIAS PARA A SEPARAÇÃO DO MÓDULO



A viagem da nave interplanetária ExoMars 2016  em direção ao planeta vermelho está chegando ao fim. Em dois dias, em 16 de outubro de 2016 os dois módulos que compõem a nave espacial, a Trace Gas Orbiter (TGO) e o Módulo de descida (EDM), apelidado de Schiaparelli, irão se separar. Eles só têm mais 664 000 km para seguir juntos antes da separação. E apenas mais cinco dias até o desembarque aguardada com grande expectativa de Schiaparelli em Marte!
Em 26 de setembro Schiaparelli foi aquecido, orientando-a para o Sol. Com este impulso térmico, Schiaparelli armazenou o máximo de energia possível para a  separação. Ele será ativado em 16 de outubro, e todos os sistemas verificados pela última vez. Do centro de controle ESOC, especialistas estão verificando o último conjunto de comandos. Eles serão enviados a partir da Terra ao TGO, em seguida, armazenada no computador de vôo do módulo Schiaparelli para que ele possa operar de forma autônoma durante os últimos três dias de sua missão.





A sonda irá ejetar o módulo Schiaparelli em 16 de Outubro, às 14:42 UTC (11.42 hora de Brasilia). Este é um passo decisivo da missão. A sonda irá iniciar a sua descida de três dias para Marte, seguido de um pouso controlado, altamente aguardado, que só terá seis minutos, mas seis longos minutos de fato! 

Módulo separando-se da TGO


Vamos acompanhar passo a passo mais esta missão ESA



Nenhum comentário: