EXOMARS - MÓDULO SEPARA-SE DA NAVE E PREPARA POUSO

Hoje 16 de outubro de 2016, sete meses e 500 milhões de km após o lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, a sonda  ExoMars, um projeto conjunto europeu (ESA) e russo (ROSCOSMO) chega com sucesso a sua fase crucial: a separação do módulo Schiaparelli da nave mãe.
O módulo será agora posicionado para a posição de descida e pouso na superfície marciana que está programada para 19 de Outubro.




A sonda ExoMars (oficialmente ExoMars Trace Gas Orbiter) é uma missão não tripulada da Agência Espacial Européia (ESA) em parceria com a Agencia Espacial Russa (Roscosmo), destinada a explorar o planeta Marte. É a primeira missão do assim denominado Programa Aurora.

Esta missão tem um orbitador de Marte (TGO) e um módulo de descida com um veículo explorador chamado Schiaparelli EDM. Ou seja, o orbitador deverá ser capaz de chegar a Marte e se colocar em órbita e de lançar um módulo de descida. O módulo é denominado Schiaparelli em homenagem a Giovanni Virginio Schiaparelli, um astrônomo italiano, (1835-1910) que (inadvertidamente) popularizou a falsa idéia de canais artificiais na superfície de Marte. Foi o primeiro a criar um mapa daquele planeta. Schiaparelli também é o nome que foi dado a uma grande cratera de 461 km de extensão na superfície marciana.
Continuaremos acompanhando passo a passo desta missão.

Nenhum comentário: