FOTOS DA TERRA NASCENDO NA LUA

Nos acostumamos a ver a lua pairando no céu sem nuvens, mas nunca imaginamos o contrário: como seria para um possível observador na superfície da Lua ver a terra nascer e se por no horizonte lunar? A sonda Kaguya japonesa matou essa curiosidade nos dando em 2008 essas belas imagens do nascer e se por da Terra.

A Terra afunda em direção ao horizonte lunar neste imagem de 2008
A agência espacial japonesa divulgou imagens digitais capturadas por sua sonda lunar Kaguya durante sua missão de dois anos. Algumas nunca tinham sido vistas pelo público.
Kaguya foi lançada em 2007 carregando duas câmeras de TV de alta definição. Em 2009, ela foi arremessada em direção ao satélite natural para ser destruída.
Além das câmeras HD, Kaguya possuía um conjunto de instrumentos concebidos para estudar a composição e estrutura da lua, ajudando os cientistas a determinar a formação do satélite e quais recursos estariam disponíveis por lá para futuras missões humanas.
Por exemplo, imagens do misterioso lado mais distante da lua revelaram vulcanismo muito mais jovem do que o esperado, sugerindo que o satélite foi geologicamente ativo por muito mais tempo do que os cientistas pensavam.
O lado iluminado da Terra brilha sobre a superfície lunar


Kaguya ainda capturou uma foto de um buraco que pode levar a um tubo de lava subterrâneo. Tais estruturas são consideradas locais ideais para construir bases em mundos distantes como a lua e Marte, porque cavernas naturais oferecem proteção contra a radiação cósmica.

Os dados de Kaguya também revelaram um perigo potencial para futuros visitantes lunares: um forte campo elétrico que se forma perto da superfície na época de lua cheia, quando a esfera lunar oscila através da “cauda” magnética da Terra.

A Terra paira acima das crateras lunares sombreadas

Nenhum comentário: