UM PLANETA COM ANÉIS TÃO GRANDES QUE FAZ SATURNO PARECER ANÃO



Um planeta com anéis maciços, que giram em sentido contrário à órbita do planeta com sua estrela?
Um sistema de anéis pelo menos cem vezes maior e mais pesado que os anéis de Saturno e que se estendem até 90 milhões de km de seu planeta?
Um sistema de anéis com pelo menos cem vezes a massa de nossa Lua?
Que estranho planeta é esse?
É o J1407b, que órbita uma estrela a 420 anos luz da Terra (há controvérsias sobre a distância) É o primeiro planeta descoberto fora do sistema solar que possui anéis como Saturno.
Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol, pertencendo a um sistema planetário distinto do nosso.
Matthew Kenworth, da Universidade de Leiden, e Steven Rieder, do Instituto RIKEN no Japão determinaram que o sistema de anéis ao redor do J1407b era composto por 37 anéis.
O sistema de anéis poderia durar cerca de 110.000 anos sendo um sistema estável, quando os anéis giram de forma aposta à órbita do planeta ao redor de sua estrela.
Como surgiu um sistema desse tipo é um mistério. Os físicos imaginam que poderia ser resultado de um evento catastrófico, tal como uma colisão, que provocou que os anéis e o planeta mudassem a direção de sua rotação.

No futuro, Reider e Kenswoth esperam investigar melhor os mistérios desta formação de anéis. Como se formaram e como evoluíram com a tempo.

Nenhum comentário: