PLANO PARA BASE NA LUA ESTÁ PRÓXIMO



Imagine uma estação de pesquisa internacional na Lua, onde os astronautas, os cosmonautas de todo o mundo conduzem experiências científicas, coletam recursos, constroem infra-estrutura, estudam nosso planeta natal de longe e erguem um novo radiotelescópio para sondar os mistérios do cosmos . Esta é a visão de Jan Woerner, o engenheiro civil alemão que atua como Diretor-Geral da Agência Espacial Européia (ESA). Ele a chama de "MON VILLAGE".

A VISÃO

Moon Village não é tanto uma aldeia literal mas  é também uma visão de cooperação mundial no espaço. É parte do conceito maior de Woerner de "Espaço 4.0".
Woerner, divide a história da exploração espacial em quatro períodos. Toda a astronomia antiga e clássica é agrupada no Espaço 1.0, a corrida espacial de Sputnik para Apollo é Espaço 2.0, e o estabelecimento da Estação Espacial Internacional define o período de Espaço 3.0. Como a maior estação espacial - que detém o recorde de maior permanência humana contínua, 16 anos  a ISS é um exemplo brilhante de cooperação internacional de sucesso de longo prazo e em tempo de paz como nenhum outro programa na história da humanidade.
O Espaço 4.0 é uma continuação desse espírito de cooperação global e representa a entrada de empresas privadas, instituições acadêmicas e cidadãos individuais na exploração do cosmos. Moon Village, parte do Espaço 4.0, é uma comunidade mundial de pessoas que compartilham o sonho de se tornar uma espécie interplanetária.
"Alguém estava me perguntando: 'Quando você faz isso, e quanto dinheiro precisa?' Eu disse que já estamos progredindo, como uma aldeia na Terra. A aldeia começa com o primeiro habitante, e nós já temos vários pretendentes a habitantes agora, então já estamos a caminho ", disse Woerner à Associação de Transporte Espacial (STA) em um almoço em Capital Hill em 9 de dezembro, conforme relatado pela Aviation Week.



AS PORCAS E OS PARAFUSOS

Claro, todo esse sentimento é bom, mas onde estamos nós em termos de construir uma base física na lua ? Mais perto do que você imagina.
O resto da Europa uniu-se à idéia de Woerner, já que os ministros de ciência de cada estado membro da ESA endossaram o Espaço 4.0. Para esse feito, a ESA está atualmente  investindo em tecnologias para desenvolver métodos de impressão 3D que funcionariam utilizando material lunar na Lua. A pesquisa poderia abrir caminho para a construção de ferramentas e até mesmo habitats na Lua.
Enquanto isso, a Agência Espacial Europeia está desenvolvendo um Lander Lunar, seu protótipo. O programa foi adiado em 2012 porque a Alemanha, que cobre 45% dos custos, não conseguiu convencer os outros países membros a colocar os adicionais 55%. O interesse renovado na exploração lunar com um alemão à frente da ESA poderia ser suficiente para reativar o programa novamente.
Outras nações têm seus olhos fixos na lua também. Índia e Japão têm rovers lunares em desenvolvimento que eles planejam lança-los antes de 2020. A China tem duas missão de retorno de amostra nos trabalhos e um plano para pousar no lado oposto da lua pela primeira vez, tudo antes do fim desta década  . As agências espaciais da Europa, Japão, Rússia e China propuseram missões para colocar astronautas na Lua nas próximas décadas.
E então você tem uma corrida privada à Lua. O Google Lunar XPRIZE está oferecendo US $ 30 milhões em dinheiro para equipes privadas que conseguirem aterrissar na Lua, fazer um módulo viajar 500 metros e transmitir fotos de alta resolução, vídeos e estar de volta à Terra antes do final de 2017.
A linha de chegada para essa corrida está à vista. Cinco equipes têm contratos de lançamento que foram verificados pelo XPRIZE. A equipe israelense SpaceIL reservou um ingresso em um SpaceX Falcon 9; O MoonEX-1 da Moon Express, da equipe americana, voará em um foguete Rocket Lab Electron; A equipe internacional Synergy Moon planeja usar um foguete NEPTUNE 8, construído e lançado pela California Interorbital Systems; E como foi anunciado hoje, Indian TeamIndus e a equipe japonesa HAKUTO lançaram sua embarcação lunar conjuntamente em um veículo de lançamento de satélite Polar (PSLV), um foguete comprovado construído e operado pela Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO).
A maioria das espaçonaves Lunar XPRIZE são rovers, mas o Team Indus, por exemplo, está planejando um lander e dois rovers, enquanto SpaceIL e Moon Express têm espaçonaves que pairam sobre a superfície lunar após o pouso. Estamos prestes a ter uma série de naves espaciais privadas indo para a lua pela primeira vez.



A NASA ESCOLHE MARTE, OU A LUA?

Claro, ainda temos de discutir a agência que poderia desempenhar o maior papel na construção de uma base lunar: a NASA. Ele aterrou na lua 11 vezes, afinal, incluindo os 6 aterrissagens bem sucedidas do projeto Apollo. (Os únicos outros países a aterrar na lua são Rússia / União Soviética e China).
Como está atualmente, os vôos espaciais planejados da NASA para a Lua são, em última instância, destinados a chegar a outro lugar: Marte. A agência pretende usar sua nova espaçonave Orion para uma série de missões no espaço entre a Terra e a Lua, chamado espaço cislunar, bem como para missões em órbita lunar. Estas missões destinam-se a testar a embarcação de Orion, estudar os efeitos do voo espacial de longo prazo em astronautas, e talvez colocar uma nave espacial em órbita permanente ao redor da lua com o objetivo final de lançar uma missão a Marte. Elon Musk e até mesmo o presidente Obama deram seu apoio total a uma viagem da NASA a Marte. Além de uma missão de retorno de amostra robótica, a NASA não tem planos de pousar na Lua.
Donald Trump pode mudar tudo isso. Ainda não está claro exatamente como o governo Trump redirecionará os planos da Nasa.
Jack Burns, professor de astrofísica e ciência planetária da Universidade do Colorado em Boulder, foi adicionado à equipe de transição no início deste mês. Burns é o diretor da Rede Universitária Lunar para Pesquisa de Astrofísica (LUNAR), um consórcio de universidades, instituições de pesquisa e centros da NASA que quer construir um radiotelescópio na Lua.
Os astrofísicos há muito tempo querem estudar as "Eras Negras" do universo de forma mais abrangente. Este período inicial na linha do tempo cósmica, que durou de cerca de 380.000 a 150 milhões de anos após o Big Bang, é caracterizado por grandes quantidades de gás hidrogênio que ainda não se aglutinaram em estrelas visíveis. O universo esfriou significativamente durante este tempo, como a radiação de fundo cósmica caiu de cerca de 4000 Kelvin para apenas 60 K (-213 C ou -352 F). Os astrônomos acreditam que a primeira vida do universo poderia ter se formado durante este tempo.
Mas temos dificuldade em vê-lo porque a luz eletromagnética do tempo é emitida no comprimento de onda de rádio de 21 cm (8,3 pol.) - um comprimento de onda que tem interferência abundante aqui na Terra graças a toda a nossa tecnologia de rádio. A construção de um conjunto de telescópios de rádio na lua resolveria esse problema e, como relatórios da Aviation Week, o US Naval Research Laboratory propôs alcançar isso usando robôs para desenrolar e construir enormes antenas.
Além de Burns, Greg Autry da Universidade do Sul da Califórnia foi adicionado à equipe de transição da Trump NASA. Um professor assistente de empreendedorismo clínico, Autry é um defensor de programas que priorizam empresas espaciais privadas avançando, e ele tem criticado fortemente o Space Launch System, o foguete que a NASA planeja usar para lançar astronautas a Marte.
 "Vamos parar de gastar em Space Launch System (SLS), um foguete gigante do governo, faltando inovação e uma missão", escreveu ele em um op-ed de outubro para Forbes. "Enquanto a SLS consumiu a maior parte do orçamento da NASA há anos, operadores do setor privado como a SpaceX e a Blue Origin o superaram com impulsionadores mais eficientes e reutilizáveis".
 Se a NASA girar seu foco longe de Marte para o satélite natural do nosso planeta, nós poderíamos encontrar-nos no meio de um empurrão mundial para voltar para a lua. Desta vez para sempre.


Nenhum comentário: