PÓ DO DESERTO DO SAARA ALTEROU PADRÃO DE CHUVAS NO MUNDO



Há 11.000 anos atrás e durante os 6.000 anos seguintes o Saara foi muito mais úmido e verde do que é hoje. Uma análise de sedimentos nas costas americanas mostra que a quantidade de poeira saariana que chegava através do Atlântico era muito menor. Para os cientistas essa redução permitiu que o Sol aquecesse mais o mar, o que alterou o padrão de chuvas. Há 5.000 anos a poeira voltou a aumentar e com ela voltou o deserto.
O Saara torna-se verde mais ou menos a cada 40.000 anos. Durante esse tempo a Terra se move 2 graus sobre seu eixo, o que altera a incidência de luz solar. Esse fato dá o caráter cíclico aos períodos glaciais. A última grande glaciação acabou a uns 12.000 anos, dando lugar ao período HOLOCENO, à época atual e facilitando a expansão dos humanos. Sem dúvida os distintos modelos climáticos não conseguem explicar como desta vez ocorreu a transição entre a fase seca e úmida do Saara de forma tão rápida e profunda. Pode ser que a poeira do deserto seja a peça do quebra cabeça que faltava.
A importância da poeira saariana vai muito além da neblina que, como uma névoa, geralmente chega às Ilhas Canárias ou sul da Espanha. O Saara é a origem da maior parte da poeira no planeta. Na atualidade, a partir desta parte da África, saem cerca de 200 e 300 milhões de toneladas de partículas minerais por ano. Levantadas pelos ventos alísios esta camada de poeira atinge todos os cantos do globo. Foi encontrada poeira saariana presa no gelo do Ártico. As florestas da Amazônia não seriam as mesmas sem a contribuição dos minerais africanos e uma boa parte do substrato das ilhas do Caribe é simples pó na forma de rochas sedimentares.
"Pensa-se que as mudanças na órbita da Terra, combinado com o aquecimento no hemisfério norte no final da última idade do gelo, causou um fortalecimento inicial das monções no Oeste Africano", explica o professor de geologia Instituto de Tecnologia de Massachusetts, David McGee.  O aumento da vegetação e a conseqüente redução de emissões de poeira agem como amplificadores, criando um processo circular de retro alimentação em que mais vegetação e menos poeira traziam mais chuva, o que produzia mais vegetação e menos poeira atraindo mais chuva ... ", acrescenta.
Com colegas de outras universidades norte-americanas, McGee analisou sedimentos do fundo do mar coletados no meio do Atlântico a 3.000 metros de profundidade e amostras obtidas na área costeira de Bahamas. Rolos contendo pó de rocha extraída acumulado desde 23.000 anos, ou seja, desde o pico da última glaciação. Para datá-los, eles utilizaram elementos como tório, que decai em um ritmo constante. Para assegurar que era poeira saariana a compararam com amostras da mesma época recolhidas na costa ocidental africana.
Eles verificaram que a taxa de acumulação de pó foi mais ou menos constante durante todo o longo período de recuo do gelo, mas uma vez que atingiu o mínimo glacial, a quantidade de poeira saariana depositado no meio do Atlântico ou Bahamas acentuadamente diminuiu quase pela metade. E assim permaneceu por cerca de 6.000 anos, o que corresponde, de acordo com registros paleobotânicas o último verde Saara.
"Do estudo da situação atual, está claro que o pó mineral tem um surpreendentemente grande impacto sobre as nuvens, clima e ecossistemas. E também é claro que a quantidade de poeira mineral que deixa o Saara mudou radicalmente na passado e mesmo nas últimas décadas, devido às mudanças climáticas no norte da África ", lembra McGee.
A redução para metade da poeira do ar deve ter tido um impacto sobre a meteorologia nas menores regiões. Portanto, os autores do estudo, publicado na SCIENCE ADVANCES, estudaram vários modelos climáticos, mas desta vez incluindo o fator de poeira saariana. Eles descobriram que, em todos eles, uma pequena quantidade de pó amplificava a radiação solar sobre o oceano. Isto elevaria uma maior quantidade de vapor de água,  umidade transportada pelas monções ao interior Africano. Os registros mostram que, em seguida, estes ventos chegaram a cerca de 1.000 quilômetros mais ao norte, trazendo chuva para o que hoje é o centro do Saara.
Os estudos mostram cada vez mais como o planeta é um único corpo, um único ser. O pó carregado do deserto do Saara. Foi encontrada poeira saariana presa no gelo do Ártico. As florestas da Amazônia não seriam as mesmas sem a contribuição dos minerais africanos e uma boa parte do substrato das ilhas do Caribe é simples pó saariano na forma de rochas sedimentares.

Fonte SCIENCE ADVANCES

Nenhum comentário: