COMEÇA O GRANDE FINAL: A ÚLTIMA JORNADA DA SONDA CASSINI

OS ÚLTIMOS MOMENTOS DE CASSINI
A mítica sonda Cassini começa a última etapa de sua missão, chamada adequadamente de Grande Final. Cassini, que foi lançada em 1997 e chegou a Saturno em 2004, se espatifará contra Saturno dia 15 de Setembro, pondo fim a um episódio de exploração do sistema solar que passará a História.. A fase Grande Final começou dia 22 de abril de 2017 com o sobrevôo 127 sobre Titan a só mil km de distância. A gravidade da maior lua de Saturno serviu para mudar a órbita da sonda veterana e colocá-la em uma nova órbita que a levará a atravessar 22 vezes o espaço que existe entre os anéis e o planeta antes de se destruir.
Essas 22 órbitas finais foram escolhidas com muito cuidado para aproveitar ao máximo as informações que a Sonda poderá fornecer em seus últimos meses de vida. Atravessar o fosso entre os anéis e o planeta não é fácil. A sonda terá um espaço relativamente grande, de uns dois mil Kms de amplitude para cruzá-los sem problema, mas a velocidade relativa de Cassini será enorme, 34 kms por segundo. O perigo do choque de partículas com as antenas e o motor da sonda será muito grande, apesar de seus escudos de proteção.
Essa missão final permitirá obter dados sem procedentes dos anéis, do campo magnético, da atmosfera e do interior de Saturno.

REPRESENTAÇÃO DA DESCIDA FINAL DE CASSINI  EM SATURNO



Nenhum comentário: