FALCON 9 PRIMEIRO FOGUETE REUTILIZÁVEL

Com seus nove motores Merlin de primeiro estágio agrupados, o Falcon 9 pode sustentar até dois desligamentos do motor durante o vôo e ainda completar com êxito sua missão. Falcon 9 é o único veículo de lançamento em sua classe com este recurso de confiabilidade.

Falcon 9 é um foguete de dois estágios projetado e fabricado pela SpaceX para o transporte confiável e seguro de satélites e da nave espacial Dragon em órbita. Como o primeiro foguete completamente desenvolvido no século 21, Falcon 9 foi projetado desde o início para a máxima confiabilidade. A configuração simples de dois estágios do Falcon 9 minimiza o número de eventos de separação - e com nove motores de primeiro estágio, pode concluir com segurança sua missão mesmo no caso de um desligamento do motor.
Falcon 9 fez história em 2012 quando entregou a nave Dragon na órbita correta para encontro com a Estação Espacial Internacional, tornando SpaceX a primeira empresa comercial a visitar a estação. Desde então, a SpaceX fez vôos múltiplos para a estação espacial, entregando e retornando carga para a NASA. Falcon 9, juntamente com a nave espacial Dragon, foi projetado desde o início para entregar os seres humanos no espaço e sob um acordo com a NASA, SpaceX está trabalhando ativamente para esse objetivo.
O entre-estágios é uma estrutura composta que conecta a primeira e segunda etapas e mantém o sistema de liberação e separação. O Falcon 9 utiliza um sistema de separação de fases totalmente pneumático para separação altamente confiável e de baixo choque que pode ser testado no solo, ao contrário dos sistemas pirotécnicos usados ​​na maioria dos veículos de lançamento.
O primeiro estágio do Falcon 9 incorpora nove motores Merlin e tanques de liga de alumínio-lítio contendo propulsor de querosene líquido (RP-1) e oxigênio líquido. Após a ignição, um sistema de espera permite que todos os motores sejam verificados para o desempenho de empuxo total antes de que o foguete seja lançado para o vôo. Então, com o impulso maior do que cinco 747s na potência cheia, os motores  Merlin lançam o foguete ao espaço. Ao contrário dos aviões, o impulso de um foguete realmente aumenta com a altitude; Falcon 9 gera mais de 1,7 milhões de libras de empuxo no nível do mar, mas fica até mais de 1,8 milhões de libras de empuxo no vácuo do espaço. Os motores do primeiro estágio são gradualmente desacelerados perto do fim do vôo de primeiro estágio para limitar a aceleração do veículo de lançamento como a massa do foguete diminui com a queima de combustível

A segunda fase, alimentada por um único motor a vácuo Merlin, entrega a carga útil do Falcon 9 à órbita desejada. O motor do segundo estágio acende alguns segundos após a separação de estágio e pode ser reiniciado várias vezes para colocar várias cargas em diferentes órbitas. Para uma confiabilidade máxima, a segunda etapa possui sistemas de ignição redundantes. Como a primeira etapa, a segunda etapa é feita de uma liga de alumínio-lítio de alta resistência.

Nenhum comentário: