FELIZ ANIVERSÁRIO HUBBLE


20.04.2017
O Telescópio espacial Hubble comemora seu 27 aniversário com esta imagem de duas galáxias, NGC 4302 (a esquerda) e NGC 4298, Ambas a 55 milhões de anos luz.

Essas galáxias parecem muito diferentes porque as vemos anguladas em diferentes posições no céu. Na realidade elas são muito semelhantes em termos de estrutura e conteúdo.

Ambas as galáxias estão a aproximadamente 55 milhões de anos-luz de distância. Eles residem na constelação Coma Berenices (Cabeleira de Berenice) no Cluster Virgem de quase 2.000 galáxias. Ambos foram descobertos em 1784 pelo astrónomo William Herschel. Tais objetos foram chamados primeiramente simplesmente "nebulosa espiral", porque não se sabia até que ponto eles estavam longe. No início do século 20, Edwin Hubble descobriu que as galáxias são outras “cidades insulares” de estrelas distantes de nossa Via Láctea.

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado a bordo do Space Shuttle Discovery em 24 de abril de 1990 e colocado em órbita terrestre baixa no dia seguinte. De sua posição acima dos efeitos de distorção da atmosfera da Terra, o Hubble observa o universo em luz quase ultravioleta, visível e infravermelho próximo. Nos últimos 27 anos, as descobertas revolucionárias do telescópio espacial revolucionaram os campos da astronomia e da astrofísica.

TELESCÓPIO HUBBLE 24.04.1990

 A Lenda da Constelação da Cabeleira de Berenice

Por volta do ano 243 a.C., a rainha Berenice II do Egito prometeu seus longos cabelos à deusa Afrodite se seu marido, Ptolemeu III Evérgeta I, retornasse são e salvo da guerra contra os selêucidas. A deusa atendeu ao pedido, e Berenice cortou sua cabeleira, ofertando-a no altar; no dia seguinte, porém, ela havia sumido. O astrônomo da corte afirmou que Afrodite ficara tão encantada com a oferenda que a levara para o céu.


Desde então, o asterismo antigamente conhecido como cauda do Leão foi popularizado com o novo nome, e oficializado entre as oitenta e oito constelações padronizadas cientificamente pela União Astronômica Internacional em 1928.

Nenhum comentário: